1MULHERporM2

O Coletivo 1MULHERporM2  é formado por 16 mulheres artistas visuais que, desde março de 2019, propõem discussões sobre arte contemporânea, em que cada uma, fazendo uso de seu próprio meio de expressão e processo criativo, deve ocupar um metro quadrado com sua obra, fazendo assim, uma relação de ocupação literal de um espaço físico com o desempenho e papel da mulher na sociedade mundial atual.

Fazem parte do Coletivo as artistas Adriana Bertini, Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fernanda Klee, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Marcia Gadioli, Melissa Haidar, Paula Marina, e Tina Leme Scott, que usam técnicas multimídia, pintura, fotografia, colagem e gravura.

Além das exposições nós realizamos workshops, palestras sobre arte e representatividade feminina e encontro com as artistas.

Instagram/facebook @1mulherporm2

Durante o ano de 2019 e início de 2020 nós itineramos a exposição homônima com obras de 33 artistas, que foi paralisada em decorrência da pandemia da Covid-19. A partir de abril de 2020 o Coletivo manteve a permanência do grupo com encontros virtuais, produzindo obras e propondo novas formas de ocupações, já que museus, galerias e instituições se encontravam fechados. Esse tempo suspenso afetou a vida de todas as pessoas e consequentemente a produção das artistas, modificando as suas rotinas pessoais, somando a expectativa de sobrevivência e de retomada da normalidade às suas propostas de trabalhos artísticos. 

Assim terminamos o ano com um projeto de ocupação da cidade, em áreas não convencionais e de grande fluxo de transeuntes, com uma exposição em formato de cartazes de rua lambe-lambe na Estação Clínicas do metrô de São Paulo.

Exposições

Exposição Pontos de Fuga – 2020 – 2021

  •        Outubro 2020 – Metrô-SP – Linha da Cultura, Biblioteca Neli Siqueira – exposição online

   •        Dezembro 2020/Fevereiro 2021 – Metrô-SP – Estação Clínicas

Exposição coletiva 1MULHERporM2 – 2019–2020

  • Março – espaço opHcina, São Paulo;

  • Julho/Agosto – Espaço Índigo ARTE, Bragança Paulista – SP;

  • Agosto/Setembro – Pinacoteca de Sorocaba – SP.

  • Dezembro/Janeiro – Centro Educacional Adamastor, Guarulhos – SP

  • Março 2020 – Casa de Vidro/Museu da Cidade, Campinas – SP

Texto: Tina Leme Scott

© 2023 por O Pintor. Orgulhosamente criado com Wix.com